VOCÊ CONHECE AS VANTAGENS DO FRETE FRACIONADO?

Uma modalidade que tem crescido dentro das transportadoras é o frete fracionado. Boa maneira de otimizar sua frota e não perder dinheiro, reduzindo custos operacionais e do frete para o cliente. Este sistema consiste na entrega de mercadorias por vários embarcadores, geralmente de um mesmo segmento do mercado.

Seu cliente não precisará ficar esperando sua produção ficar toda pronta para encher um caminhão só com mercadorias dele, para sua empresa transportar. Este sistema traz 7 vantagens. Conheça-as a seguir!

Entrega dos pedidos

O processo da coleta parte de veículos menores que buscam a carga e armazenam em um galpão. Completada a carga para determinado destino de todas as empresas que contrataram aquele frete fracionado, o caminhão é abastecido.

Chegando ao destino, as mercadorias vão para outro galpão que terá um veículo menor para fazer as entregas até o cliente final. Isto proporciona que os envios sejam estruturados com rotas estabelecidas facilitando o transporte.

Consolidação da carga

No frete fracionado, como um mesmo veículo transporta vários pedidos de clientes diferentes, é preciso aguardar a consolidação da carga com um volume maior para seguir em direção à região determinada. Se não houver um planejamento eficiente, o transporte corre o risco de viajar sem sua capacidade.

Planejamento de rotas

No frete fracionado o transporte não é apenas para um único destino, por isso é importante ter um planejamento de rotas para verificar o percurso mais eficiente. O indicado é usar software para que os cálculos sejam feitos automaticamente, oferecendo bons trajetos baseados em:

  • quilômetros a serem percorridos;
  • número de locais a serem atendidos;
  • gasto com combustível;
  • prazo de entrega.

Valor do frete

Cada cliente ocupa um espaço menor dentro do caminhão, se tornando o seu custo mais vantajoso, visto que há um rateio entre todos os clientes que serão atendidos pela transportadora.

Porém, o preço do frete tem varáveis como cubagem e peso da carga. Sempre é bom ter uma tabela com os custos do serviço para que os embarcadores possam conferir as faturas recebidas da transportadora.

Entrega last mile

Significa quando uma carga sai do centro de distribuição e vai para os clientes finais. Fase importante devido aos prazos e custos, pois, em grandes cidades os caminhões têm restrição para circularem em determinados horários.

Uma opção é utilizar veículos menores para as entregas, otimizando o processo e evitando imprevistos.

Monitoramento das entregas

Devido à opção dos clientes pelo frete fracionado é indicado que a transportadora ofereça serviço de rastreamento atualizado. Assim, os clientes finais ficarão sabendo da situação de seus pedidos, aumentando a segurança e a credibilidade do transporte.

Motivos de muitas reclamações por parte de consumidores estão à comunicação, os atrasos, avarias e extravios. Evite que tudo isso ocorra.

Segurança nas cargas fracionadas

As cargas fracionadas são separadas por segmentos para que produtos tóxicos, por exemplo, não viajem juntos com alimentos ou medicamentos, evitando contaminação. A estratégia é mesclar mercadorias com discernimento e que gere bons resultados.

Os critérios para separar a carga dependerão da otimização de rotas, equilibrando pesos, e garantindo agilidade ao processo e economia de custos.

A transportadora no frete fracionado, além de obter mais economia e eficiência operacional, oferece um serviço diferenciado ao seu cliente. Inclusive pode implantar um padrão de manuseio para cada tipo de produto.

Como pode ver o frete fracionado oferece vantagens tanto para o cliente, quanto para a transportadora que não fica com veículo parado, e com isso pode aumentar suas vendas e conquistar mais clientes.

Um mercado promissor, principalmente, para atender pequeno empreendedor. Conheça mais deste mercado em nossas redes sociais Facebook, Twitter e Linkedin.